5 Coisas que você precisa saber na hora de escolher seu novo apê.

Comprar ou alugar uma nova moradia requer paciência para não levar gato por lebre.

Com a crescente demanda no mercado imobiliário, a busca pelo novo apê invoca grande discernimento na hora de escolher o imóvel que atenda todas às suas expectativas.

Com inúmeros anúncios das mais variadas fontes, fica difícil escolher aquele cantinho para chamarmos de lar.

Pensando nisso, criamos uma lista com 5 coisas que você precisa saber na hora de escolher seu novo lar.

1. Localização
Escolher onde vai morar começa muito antes da própria residência em si. É preciso analisar se a região escolhida oferece serviços e comodidades que atendam às suas necessidades, levando em conta o acesso e a distância desses estabelecimentos comerciais, como padarias, farmácias, mercados e até postos de gasolina.

Outro ponto atrelado à localização é a segurança. Pesquise a região, fale com pessoas que você pode contar e que conheçam a região. Isso é parte importante, pois conhecer a vizinhança é o que define morar com tranquilidade.

2. Custos
Parte importante do processo de escolha é de fato o valor, entretanto, não basta saber só o preço líquido que vai investir no seu imóvel, mas os demais custos fixos envolvidos, como condomínio, luz, água, gás, etc.

Estes valores precisam caber dentro do orçamento familiar, representando 30% do faturamento familiar, segundo especialistas em finanças.

3. Espaço
Seja a quantidade de quartos, cômodos e até mesmo o espaço do banheiro, é preciso analisar se o apartamento em questão vai atender às exigência da dua família no curto, médio e no longo prazo.

Por exemplo, um casal sem filhos que optam por um apartamento compacto de dois dormitórios, podem sentir falta de um apartamento maior quando o primeiro filho nascer, se vier gêmeos então, nem se fala! Ou para receber visitas que desejem se hospedar.

Por isso é preciso analisar todos os nuances que envolvem a acomodação da sua família.

4. Infraestrutura
Saber o que o condomínio pode lhe oferecer é um ponto relevante na tomada de decisão. Há exemplos de apartamentos em regiões diferentes onde um oferece área de lazer com academia completa e piscina comum, enquanto o outro apresenta apenas um parquinho para as crianças. Se os dois estiverem na mesma faixa de preço, veja o que trará mais conforto para você e seus familiares.

5. O imóvel em si
Se atentar aos acabamentos, deságue de ralos, torneiras e até tomadas, por mais banais que possam parecer à primeira vista, pode se tornar um incômodo com o passar do tempo.

Aproveite a visita ao apartamento para analisar a ventilação, luminosidade, ruídos e outros pontos que podem afetar o bonvivant da sua família.

Com essas dicas, você estará preparado para analisar nos mínimos detalhes, se o apartamento escolhido é o ideal para você e sua família.