Por Paula Bachetta, Gestora de Administração de Condomínios
Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, a responsabilidade pela segurança das crianças são os pais ou responsáveis. Mas o condomínio pode (e deve) criar ações que zelem pela segurança dos pequenos. Confira algumas dicas:
Na piscina
O condomínio deve manter a piscina sempre limpa, com atenção especial às tampas antiaprisionamento nos ralos (inclusive, já há lei sobre isso que torna essa prática obrigatória).
Ainda falando em piscinas, é importante ter ampla sinalização sobre a profundidade e também é indicado ter tela de proteção nas laterais para evitar acidentes com crianças menores.
Playground e Brinquedotecas
Os parquinhos e a brinquedoteca dos condomínios são áreas que devem ter maior atenção.
As dicas são: Mantenha as tomadas baixas protegidas e faça a manutenção regular dos brinquedos.
Também é indicado usar pisos que não escorregam para prevenir acidentes (como a gente sabe, criança vive correndo). Além disso, é importante eliminar quinas e objetos pontiagudos desses espaços.
E mais…
Mantenha a sinalização em dia e trabalhe na conscientização dos motoristas sobre os cuidados com as crianças durante o trânsito dentro do condomínio.
E nas escadas, usar faixas antiderrapantes nos degraus e deixá-las sempre bem iluminadas.
Por último, leve esse assunto para as assembleias para discutirem as melhores formas de garantir uma convivência sadia e segura para as crianças do seu condomínio.
- Artigo Anterior Fatima Botelho Representa a Lokatell no Encontro Mundo Business