Se você pretende viajar, certamente vai dar seu máximo para manter sua casa segura nas férias. Isso porque, com a chegada do final de ano, a maioria das famílias começa a planejar alguns dias off. Se sua família tem filhos, provavelmente suas férias coincidirão com as férias escolares, ou seja: você já deve ter tudo planejado. No entanto, a preocupação com a casa é uma constante para quem viaja. Afinal de contas, quem deseja chegar em casa e descobrir que a casa foi invadida ou roubada? Exatamente, ninguém.
É para você que quer curtir suas férias sem preocupação, que trouxemos este artigo. Ele traz diversas dicas importantes para te ajudar a deixar sua casa em segurança, e sua cabeça em paz. Fique ligado!
Porque cuidar da segurança da casa
Infelizmente, as invasões a casas, propriedades e mesmo apartamentos são cada vez mais comuns hoje em dia. Não é raro ouvir de alguém que chegou em casa das férias e descobriu que teve sua casa invadida. Além das perdas materiais, ter a casa assaltada traz um sentimento de insegurança que perdura por muito tempo e pode, inclusive, causar traumas.
Mas não é apenas isso. Há diversas situações que merecem atenção em uma viagem: o cuidado com as plantas, com os pets, gás e eletricidade também entram nessa conta. Se isso tudo não for bem planejado, você pode simplesmente não aproveitar suas férias, pois a preocupação tomará conta. Por isso, organize-se para aproveitar seu merecido descanso.
Esse preparo para antes da viagem, por incrível que pareça, pode ser bem simples. Algumas atitudes básicas podem garantir que você saia para viajar com toda tranquilidade que você merece. Fique atento a elas!
Casa segura nas férias: cuidando das plantas
Vamos começar pelo básico: o cuidado com as plantinhas que você passou o ano inteiro cultivando. Você não quer chegar e se deparar com as plantas murchas, feias ou mesmo portas, não é? Para garantir a saúde das verdinhas, é bom se preparar com antecedência. Os cuidados vão depender também do tempo que você ficará fora. Veja algumas boas dicas para você:
- Se você vai ficar fora por até duas semanas, em média, pode investir em vasos autoirrigáveis para suas plantas para mantê-las com a rega em dia.
- Para férias maiores, você pode ou deixá-las aos cuidados de uma pessoa que goste de plantas e tenha disponibilidade para cuidá-las ou contratar uma pessoa para fazer a regra periodicamente na sua casa.
- Se você tem plantas que necessitam de bastante luz, deixe-as em local bem iluminado e não feche as cortinas!
- Se sua planta precisa de um pouco de sol – mas não muito – é preferível deixá-la num lugar muito iluminado, mas sem incidência direta de sol, do que onde bate sol e arriscar que o excesso queime sua planta.
Casa segura para seus pets
Quando sua viagem não permite levar seus pets junto, há três opções disponíveis. A primeira é deixá-lo aos cuidados de uma pessoa responsável: um parente, amigo, vizinho ou conhecido. É importante ter certeza de que a pessoa ama animais para ter a tranquilidade de que seu bichinho está em boas mãos.
A segunda opção, que pode ser usada em viagens curtas, é contratar um pet sitter que possa ir à sua casa pelo menos uma vez no dia para passar um tempo com seu animalzinho, dar comida, água e levá-lo passear e fazer suas necessidades. É importante, nesse caso, buscar boas referências da pessoa para sua maior segurança, e do seu pet.
A terceira opção é o já conhecido hotel para pets. Esses lugares costumam ser seguros e você tem a garantia de que seu animalzinho tem uma boa estrutura à sua disposição. Também é importante pesquisar sobre o local e buscar boas referências tanto na internet quanto de pessoas que já utilizaram seus serviços.
Garantindo sua casa segura para viajar em paz nas férias
Chegou a hora de falarmos sobre formas de manter sua casa segura nas férias. Há algumas coisas que você precisa fazer com antecedência e outras que deve fazer pouco antes de sair – além das checagens na hora da saída. Veja nossas principais dicas:
Com antecedência
- Se você mora em apartamento, informe o síndico do prédio ou condomínio sobre sua ausência. Dessa forma ele poderá checar alguma movimentação estranha.
- Se você mora em uma casa, cogite a possibilidade de pagar para algum conhecido ficar na casa para você ´a prática do “caseiro” é antiga, mas muito útil. Caso você tenha sistema de segurança, informe à empresa responsável sobre a sua viagem.
- Deixe uma chave reserva com uma pessoa de confiança.
- Guarde todo as suas joias e pertences valiosos em um cofre ou em um lugar de difícil acesso e longe da vista de estranhos caso haja alguma invasão.
No dia e logo antes de sair
- Cheque se todas as portas, janelas e grades estão bem fechadas;
- Revise se os bens valiosos estão bem guardados;
- Desligue o gás;
- Feche o registro de água;
- Tire todos os aparelhos das tomadas;
- Desligue a chave geral da eletricidade, exceto da cozinha por causa da geladeira – mas se for viajar por tempo prolongado, cogite deixar a geladeira vazia e desligada;
- Acione o alarme.
Conclusão
Viagens são deliciosas, mas é importante ficar atento a diversos passos simples, mas importantes para garantir a segurança e os cuidados com o seu lar. Dessa forma você não apenas viaja mais tranquilo, como também evita precisar antecipar o retorno da viagem por algum problema que poderia ter sido evitado.
Boas férias!
- Artigo Anterior Fatima Botelho Representa a Lokatell no Encontro Mundo Business