mulher segurando uma caixa de mudança e sorrindo.

Se você pretende mudar de cidade e não sabe nem ao menos por onde começar, não desespere. 

Sabemos que o processo de mudança pode ser um pouco assustador para quem não tem nenhum guia. 

Mas mudança de imóvel, endereço, CEP… enfim, não precisa ser um bicho de sete cabeças. Para sua sorte, existem dicas essenciais para quem vai mudar de cidade que deixa o todo processo mais tranquilo e organizado.

Para começar, criar um planejamento já pode ser um bom primeiro para te ajudar a mudar de cidade e os detalhes dessas e outras dicas você confere em nosso conteúdo completo a seguir!  

Mudar de cidade para buscar novos ares

Diversos motivos levam as pessoas a mudar de uma cidade para outra e os principais são: mudanças de emprego, casamento e estudos. Se identificou? 

Dessa forma, há muitas pessoas que estão apenas buscando novas oportunidades e se jogam na mudança para viver novas experiências.

Um dos destinos preferidos pelas pessoas está sendo o interior, onde há uma melhor qualidade de vida e segurança, mas que, ao mesmo tempo, se inova constantemente, oferecendo novas oportunidades para quem deseja mudar de cidade.

Um grande exemplo disso é Cascavel. Considerada a 2ª melhor cidade do país, tem recebido em média 20 mil novos habitantes por ano, graças a sua infraestrutura completa que torna a moradia para quem chega mais confortável. 

LEIA TAMBÉM: Morar em Cascavel: um guia completo com tudo o que você precisa saber! 

Mas, seja pelo motivo que for, uma mudança de cidade traz um sentimento de empolgação, mas também um pouco de medo. E isso é perfeitamente normal, uma vez que há uma vida nova à nossa espera.

Não se fazem mudanças de cidade com tanta frequência, por isso são poucas as pessoas que podem se dizer habituadas a isso. 

Dessa forma, quando chega a hora de mudar, muitas dúvidas surgem! 

É preciso buscar um imóvel, decidir se vai levar mobília, se vai comprar tudo novo no destino ou se vai alugar um imóvel já mobiliado. No caso de levar os móveis é preciso escolher uma empresa de mudança, classificar empacotar… ufa! Cansa só de falar, não é?

Pensando nisso trouxemos dicas para você que está se mudando pela primeira vez ou que até já se mudou, mas ainda não tem o “jeito”. Elas te ajudarão a levar o processo com mais organização e tranquilidade.

1 – Crie um planejamento para mudar de cidade

O primeiro passo para quem vai mudar de cidade, antes de mais nada, é fazer um bom planejamento, bem antes da mudança! Isso te ajudará a se organizar melhor e ter tempo de recalcular a rota se surgirem imprevistos.

O melhor é iniciar o planejamento com alguns bons meses de antecedência. 

Nele inclua informações como:

Preencha este planejamento, mas as máximas informações possíveis antes de mudar de cidade para ter um panorama real do seu novo cenário.

2 – Pesquise o custo de vida do lugar

O custo de vida é um dos principais pontos a se levar em consideração antes de se mudar de cidade. Um município com custo de vida mais alto exige um salário bem maior para se manter com o básico. 

A depender disso, pode ser necessário abrir mão de morar em um lugar bem localizado ou do tamanho do imóvel desejado. Você também pode precisar fazer adequações e cortes no seu orçamento para se manter. 

O transporte público também precisa entrar nesse cálculo, fazendo o cálculo da distância do local e dos custos com transporte, pode ser interessante pagar um aluguel mais caro, por um imóvel menor e poder ir a pé para o trabalho. 

Ou então você pode perceber que ter um carro é uma boa opção.

Quanto melhor e mais aprofundada for sua pesquisa sobre o local, mais tranquilidade para fazer a mudança de cidade você terá. Para isso use o bom e velho Google, referências de imobiliárias de confiança e também grupos do Facebook da cidade onde pretende morar. 

Neles você pode encontrar dicas de moradores ou mesmo criar posts fazendo perguntas sobre o custo de vida da cidade. 

3 – Visite a cidade

Fazer pelo menos uma visita à cidade para a qual você pretende se mudar é um passo extremamente importante. Através dela você poderá entender um pouco melhor como a cidade funciona. Se você  estiver com um trabalho em vista e tudo acordado, visite-o e dê uma volta no seu entorno e peça recomendações aos seus novos colegas de trabalho que residem na cidade há mais tempo. 

Assim que estiver com recomendações de bairros em mente, não deixe de conhecê-los também. Neles, verifique se há boa estrutura de serviços próximos, para que você não precise de muitos deslocamentos no dia a dia.

4 – Pesquise opções de lazer no município 

Mudar de cidade sem entender o que há disponível em termos de lazer não é uma boa ideia. É importante entender se o que há disponível tem a ver com o que você gosta e se identifica. Dessa forma você terá mais facilidade na adaptação.

Mais uma vez, o bom e velho Google é de uma ajuda e tanto e também sites como o Trip Advisor, por exemplo.

Existem também, contas nas redes sociais dedicadas a mostrar as principais atrações da cidade como bares, restaurantes, shows e muito mais. Vale a pena dar uma conferida antes de mudar de município.

5 – Conheça o mercado de trabalho da cidade nova

Essa dica serve principalmente para quem está indo para uma cidade nova a fim de buscar novas oportunidades e recomeçar. É preciso entender como está o mercado de trabalho, principalmente na sua área de atuação. 

Verificar onde há mais ofertas de vagas, qual a necessidade de especialização e se isso tudo vai ao encontro da sua formação e experiência. 

É comum que cidades maiores tenham grande oferta de emprego, mas a imensa maioria busca mão de obra qualificada, ou seja: não é para todos, e normalmente iniciantes não são aceitos. 

Ao mesmo tempo, cidades menores, mas em constante crescimento, também oferecem vagas interessantes, com bons salários e um custo de vida mais acessível. 

6 – Crie um bom planejamento financeiro 

Quem vai mudar de cidade, mas vai se manter trabalhando na mesma empresa tem mais facilidades na hora de mudar de cidade. Algumas empresas inclusive arcam com os custos da mudança. 

Mas ainda assim sempre existirão custos adicionais. Por isso, nos meses anteriores, é preciso fazer um pé de meia.

Se você está indo buscar emprego, a preparação precisa ser ainda mais intensiva. O ideal é que você calcule seus gastos mensais já na cidade de destino e guarde o equivalente a pelo menos 6 meses desses gastos, para ter tempo de se recolocar no mercado de trabalho.

7 – Conheça os imóveis da região

Conhecer os imóveis da região antes de mudar de cidade é super importante! Assim, você pode entender melhor onde vai morar, comparar preços e escolher o lugar que mais combina com você. 

É importante que você escolha um imóvel que se adeque a esse novo momento da sua vida, considerando tanto o aspecto financeiro, profissional e pessoal.

Por isso, é importante contar o suporte de profissionais como corretores de imóveis, que vão traduzir suas necessidades e oferecer imóveis que se enquadram a elas.

8 – Hora da mudança

Seguiu todos esses passos, encontrou o imóvel ideal e está se preparando para mudar de cidade? Agora é a hora da mão na massa! É importante que você separe itens que realmente farão diferença na sua nova vida e deixe aqueles que não fazem mais sentido para trás. 

Além disso, você pode até fazer uma renda extra vendendo-os antes da mudança para te ajudar com os custos adicionais que mencionamos anteriormente.

Se a empresa arcar com o carreto, tudo ótimo! Lembre-se apenas de confirmar o novo endereço e a data de chegada dos seus itens. Agora, se você precisar arcar com essa tarefa, lembre-se de deixar tudo programado e acertado com antecedência para não se atrasar.

9 – Ao mudar de cidade, encontre seu imóvel na Lokatell

Se você mudar de cidade e escolher Cascavel, Toledo e região, nós podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal. Basta acessar nosso site, filtrando de acordo com o que você precisa: mais espaço, mais quartos, com garagem, casa ou apartamento, etc. 

Além disso, você pode entrar em contato com a nossa equipe que irá te ajudar buscando o imóvel do jeitinho que você deseja e te acompanhando em todo o processo.