Para a maioria dos brasileiros, comprar um imóvel é um momento único na vida. Todos os anos, milhares de pessoas reúnem todos os resultados de anos de trabalhos para conseguirem realizar o sonho de ter o próprio imóvel. Não é à toa que recentes estudos indicam que ter uma casa própria é o sonho de 87% dos brasileiros.
O problema é que toda transação imobiliária de compra e venda envolve uma série de processos que, se não forem conduzidos de forma séria, profissional e transparente, podem resultar em grande prejuízo e frustração. Daí a figura indispensável do corretor de imóveis e é por isso que em todo o Brasil somente este profissional é autorizado a intermediar transações imobiliárias.
CORRETOR DE IMÓVEIS: UM PROFISSIONAL INDISPENSÁVEL
O corretor de imóveis é o profissional que irá acompanhar todo o processo de compra e venda do imóvel e tem, inclusive, responsabilidade civil sobre seu trabalho. Suas funções básicas são:
- Fazer uma avaliação precisa do valor do imóvel (clique aqui para saber como é o processo de avaliação).
- Compreender o perfil, as necessidades e desejos do interessado para encontrar os imóveis mais adequados.
- Avaliar as condições de compra e buscar as melhores alternativas de financiamento, quando for preciso.
- Intermediar as partes para que haja sempre uma satisfação mútua do negócio
- Como transações imobiliárias envolvem uma gama enorme de documentos que se não forem avaliados corretamente podem resultar em problemas jurídicos, o corretor, neste caso, é quem irá avaliar criteriosamente a documentação do imóvel para dar essa garantia tanto para o comprador como para o vendedor.
- Elaborar o contrato de compra e venda
- Auxiliar no processo de registro do imóvel.
Essas são apenas algumas das funções de um corretor – e como se percebe, este profissional precisa estar em constante atualização e ter um grande conhecimento de mercado, de direito imobiliário e dos processos burocráticos que envolvem a negociação.
Ou seja, o corretor é um profissional indispensável para toda e qualquer transação imobiliária.
CAMINHO PARA A PROFISSÃO
Muita gente não sabe, mas ser um corretor de imóveis exige muito estudo, conhecimento amplo em várias áreas e atualização constante. Para se ter uma ideia, antes de exercer a profissão você deve se inscrever em um curso de nível superior de Gestão de Transações imobiliárias ou fazer o curso de TTI (Técnico de Transação Imobiliária).
Depois de aprovado nas provas, deve ainda fazer horas de estágio supervisionado e só depois conseguir a sua autorização para exercer oficialmente a profissão – que é regulamentada e fiscalizada pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).
CORRETOR AUTÔNOMO OU EM IMOBILIÁRIA?
Ao comprar ou vender um imóvel, o melhor a se fazer é procurar por uma imobiliária. Isso porque a imobiliária oferece uma ampla estrutura de apoio aos corretores e aos clientes que, um corretor sozinho, não conseguiria oferecer.
Vou dar um exemplo aqui da Lokatell. Além de termos uma assessoria jurídica contratada, também criamos um departamento jurídico próprio para dar todo apoio necessário ao corretor e também, é claro, aos compradores e vendedores. Essa segurança jurídica é indispensável para se fazer um bom negócio.
Além disso, a Lokatell também dispõe de vários corretores especializados em nichos diferentes de mercado – assim podemos direcionar o profissional certo para a necessidade de cada cliente.
CONCLUSÃO
Seja você um proprietário ou um comprador que quer realizar o sonho da casa própria, para que este sonho não vire um pesadelo procure por um imobiliária que tenha credibilidade no mercado e conte com a assessoria do corretor e todo o suporte que só uma imobiliária pode lhe oferecer.
Se você tiver dúvidas ou quiser sugerir algum assunto para os próximos artigos, entre em contato.
Espero ter ajudado você!
Fátima Botelho
Diretora da Lokatell Imóveis e Vice-Presidente do Secovi (regional Oeste do Paraná)