Essas dicas vão te ajudar a evitar conflitos e viver de forma mais leve

Nos últimos anos, cada vez mais, famílias optam por comprar imóveis em condomínios, pois além da segurança extra também proporciona as crianças mais espaço para brincar e se socializar.
Porém, sabemos também o quanto a vivência coletiva requer renúncias e dedicação, para que todos tenham seus direitos respeitados e conflitos não ocorram.
Por isso, preparamos sete dicas para você viver muito bem em condomínio.

VIVA DE ACORDO COM AS REGRAS
A primeira – e acredito ser a mais importante – é essa: viva de acordo com o que estipula o condomínio, sem exceções. Se todos seguirem a regra, a vivência será mais leve e tranquila.
É novo no condomínio? Solicite o quanto antes o Regimento Interno, assim não fugirá do que é determinado. No geral, essas regras dizem respeito a questões práticas e cotidianas, como a utilização de áreas comuns, reserva da área de lazer, questões que geram multa ou advertência, entre outras. Após conhecer as regras, comprometa-se a cumpri-las.

PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS
Reclamar depois que uma decisão foi tomada, não é a melhor escolha para se viver bem em condomínio. Por isso, participe das assembleias e dê a sua opinião sobre os assuntos debatidos.

SÍNDICO
Sabemos que com a correria do dia a dia muitas vezes é difícil conhecer toda a vizinhança. Porém, é importante que ao menos com o síndico você tenha um bom relacionamento. Assim, surgindo qualquer situação, terão liberdade para diálogo.

CUIDE DOS ESPAÇOS COMUNS
Sim, é bem provável que haja uma equipe responsável pela limpeza e organização dos espaços comuns, porém porque deixar tudo desorganizado após o uso?
Além disso, sabemos que imprevistos acontecem, por isso quebrou algo? Imediatamente comunique o síndico, assim o reparo será feito o mais breve possível sem prejudicar os demais moradores.

EVITE CONFLITOS
Viu algum morador descumprido as regras? Comunique diretamente o síndico. Essa é a melhor forma de evitar conflitos direto. O síndico saberá abordar e orientar este inquilino.

CONHEÇA SEUS DIREITOS E DEVERES
Muito além do que apenas cumprir as regras, saiba até onde você pode ir. Conhecendo corretamente seus direitos e deveres, a vida em condomínio será mais leve.

E POR ÚLTIMO, EVITE FAZER BARULHOS
Essa é uma das principais reclamações quando o assunto é condomínio/prédios. Qual o horário limite para som alto no local? Porque arrastar um móvel, se você pode erguê-lo? As crianças querem brincar? Leve para os ambientes propícios, como parque e área infantil.
A melhor forma de se viver bem em comunidade é se colocando no lugar do outro.

Gostou das dicas? Acompanhe nosso site e fique por dentro de tudo que envolve o mundo imobiliário.