Que os empreendimentos, assim como qualquer bem durável, sofrem com a depreciação ao longo do tempo, todo mundo sabe.

 

Mesmo com a valorização, existem fatores que podem afetar o valor na hora de tentar comercializar, impedindo que o mesmo alcance o valor ideal e para isso elencamos alguns dos fatores que são os maiores agentes da depreciação.

 

Idade:

Ao mesmo tempo que o imóvel se valoriza ao longo do tempo, a sua idade afeta na depreciação. Parece antagônico, mas se um imóvel tem longa idade e não tem nenhum tipo de forma ou adequação, seu estilo, seus acabamentos e até mesmo as divisões da casa podem ser desvalorizados se confrontados com um empreendimento mais novo na mesma vizinhança.

 

Isso ocorre porque as necessidades de espaço, a qualidade dos produtos (mesmo que superiores à época), não acompanham o mercado, tornando-se obsoletos e isso afeta a precificação.

 

Vizinhança:

Um dos fatores que afeta diretamente na volatilidade dos preços dos imóveis, está diretamente relacionado à vizinhança.

Se uma determinada rua, com o passar do tempo recebe um alto número de lojas, conveniência ou até mesmo empresas, a tendência é de valorização, porém o contrário também acontece, com a abertura de indústrias, mecânicas ou fábricas barulhentas que farão com que o preço simplesmente despenque.

 

Preservação:

Qualquer produto, bem ou serviço tem a sua percepção de valor pela sua apresentação.

Nos imóveis isso não é diferente, pois a sua apresentação, devido a preservação e cuidados constantes afetam a forma como é percebido seu valor, da mesma forma que uma residência que não é preservada, tende a perder seu valor drasticamente.

 

Região:

A aposta de imóveis como investimento está diretamente relacionada à projeção de crescimento do bairro ou município, porém atenção.

Determinadas regiões sofrem ao longo do tempo uma onda entre valorização e depreciação diretamente relacionados a fatores como segurança, crescimento populacional, incentivo comercial, dentre outros.

Avaliar como um critério isolado a região é um risco que não deve ser tomado.

 

Tipo de imóvel:

Nos últimos 20 anos a cíclica do mercado apresentou diferentes zonas preferenciais que afetaram os preços dos imóveis. Teve momentos que os condomínios estavam em alta, depois os apartamentos e agora chegou a vez das casas, porém é um movimento de mercado e compreender esse cenário pode beneficiar ou prejudicar a precipitação do seu imóvel.

 

O ideal é contar com a avaliação de um especialista que compreende todo o cenário macroeconômico do segmento imobiliário para definir o preço correto de um imóvel.

 

Muitas vezes na tentativa de ofertar um imóvel, elevar o valor aliado aos fatores emocionais e não levar em conta o mercado, pode fazer com que o processo de venda seja extremamente árduo e dificultoso.

 

Por essa razão a Lokatell conta com um time de profissionais altamente qualificados para precificar de forma justa os imóveis, levando em consideração todos os fatores externos que possam agregar ou diminuir o valor, atuando com precisão, ética e responsabilidade.

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudar!