A tarefa de um síndico é complexa e envolve, além do conhecimento das legislações que regem o condomínio, habilidades para lidar com conflitos, noções de administração, de finanças e contabilidade, além, é claro, de disponibilidade de tempo para contratar e acompanhar serviço de terceiros.
Durante muito tempo, os próprios moradores se candidatavam a essa vaga e eram escolhidos em assembleias. Mas diante do aumento das responsabilidades, da necessidade crescente de uma gestão mais eficiente e da consciência de que o síndico responde civil e criminalmente pelos atos do condomínio, os moradores foram perdendo o encanto e, em muitos casos, já não há mais ninguém que queira assumir tamanha responsabilidade.
Para atender a essa demanda e diante da necessidade de profissionalização é que surgiu a figura do Síndico Profissional.
PROFISSIONALIZAÇÃO
Síndico Profissional é uma pessoa física ou jurídica contratada pelo condomínio para fazer toda a gestão condominial. Dentre as funções deste profissional destacam-se:
- Gestão administrativa
- Gestão financeira
- Prestação de contas e comunicação para garantia da transparência
- Intermediação de conflitos
- Planejamento de ações
- Atendimento de demandas dos moradores
- Participação das assembleias
- Contratação de terceiros
- Acompanhamento das manutenções e obras
“O Síndico Profissional é uma pessoa ou uma empresa que estudou, se preparou e tem disponibilidade de tempo e aptidão para gerenciar toda a vida condominial. E acima de tudo, é um profissional que tem neutralidade, ou seja, é muito mais qualificado para intermediar negociações e eventuais conflitos. Hoje com certeza o Síndico Profissional se tornou uma figura indispensável nos condomínios”, explica Paula Bachetta, gestora administrativa da Lokatell.
O CUSTO VALE A PENA?
A resposta é: sim. Além dos benefícios trazidos pela profissionalização da gestão condominial, a execução de um planejamento trará melhorias contínuas ao condomínio e o acompanhamento de perto das obras e reformas trará diminuição de custos.
E para termos uma ideia de como essa é uma verdade, basta imaginar você construindo ou reformando uma casa sem acompanhar de perto a contratação, a compra dos materiais e a execução da obra – definitivamente um risco que pode culminar em grande prejuízo.
A CONVENÇÃO PRECISA PREVER ESSA CONTRATAÇÃO?
Essa é uma das perguntas mais frequentes quando se trata da contratação de um Síndico Profissional – afinal, grande parte das convenções de condomínios não prevê esse tipo de situação.
Mas a resposta é: sim, o condomínio pode contratar esse serviço mesmo que não haja previsão na convenção. Aliás, a contratação será feita mediante assembleia, em que o Síndico Profissional irá apresentar seu plano de trabalho e suas aptidões e os condôminos irão decidir em votação pela contratação.
OU SEJA…
Fica fácil perceber que o Síndico Profissional já não é mais uma tendência, mas uma necessidade imprescindível para todo condomínio. Por isso convidamos você para entrar em contato para saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas. A Lokatell oferece esse serviço e tem 29 anos de experiência em administração de condomínios.